top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarlos Pires

A Humanização no Trabalho!


Diversas mudanças aconteceram no mercado e nas empresas nesses anos todos, marketing, tecnologia, inovação, preço, qualidade e pessoas. Opa, pessoas?


Será que de fato foi olhado de frente para as pessoas, com o intuito de trazer mudanças significativas?  Quando falamos em pessoas, estamos falando de um universo gigante, pois estamos incluindo, clientes, colaboradores, líderes e até os proprietários.


Lembre-se de algo muito importante, as empresas se preocupam com o absenteísmo, mas deveriam se preocupar também com outro problema sério, o presenteísmo, ou seja, o colaborador está presente, não falta, não atrasa, mas a cabeça está ausente do trabalho, anda distraído, desmotivado, não presta atenção nas coisas, isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles, desmotivação, ambiente ruim, falta de apoio, falta de treinamento, problemas pessoais e etc..


Esta pandemia, que ainda estamos vivendo, nos trouxe muitas reflexões, como por exemplo: o maior e melhor uso da tecnologia, a importância de sempre pensar e se preparar ao máximo para o novo, entre outras reflexões, porém, em minha opinião, a principal é trabalharmos algo que se mostrou fundamental, o relacionamento, desta forma, a era da humanização no trabalho é o carro chefe daqui em diante. Se a sua empresa se preocupar somente com a tecnologia, vai prosperar por algum tempo, mas não por muito, pois as pessoas passaram a dar mais valor ao relacionamento, ao fazer mais não só por si, mas também para o outro.


Existe a necessidade das equipes ter mais autonomia, serem preparadas para a autogestão, os líderes precisam ser mais servidores, como já dizia James Hunter, em seu livro “O Monge e o Executivo”, e não mais controladores, mas é claro, isso necessita de um período de transição e adaptação, as equipes precisam estar preparadas para isso, pois autogestão, não é algo que se aplica da noite para o dia.


A tecnologia resolve muitas coisas e tem uma importância muito grande, porém, existem soluções que depende única e exclusivamente da atuação das pessoas, e para isso, é fundamental que todos entendam esta necessidade, que todos estejam engajados a vivenciar e oferecer aos clientes a melhor experiência a cada interação. Todos precisam aprender a trabalhar por um propósito, as empresas também precisam ter este propósito, não basta ter somente visão e missão, é necessário ter valores e propósitos, mas também não só ter escrito em uma parede, mas praticar em todos os momentos, é necessário estar presente, na mente e no coração. A era da humanização já é, e será o principal foco em 2021 para transformamos empresas, pessoas e relacionamentos, o ambiente precisa ser leve, inclusivo, alegre, justo e sincero, as pessoas precisam estar abertas ao novo, e o novo agora, é fazer o melhor para si e para o outro, se preocupar com as pessoas, com o meio ambiente, com a natureza, com a saúde, pois esta somatória, trará o verdadeiro resultado, que não será somente o financeiro, mas o resultado de uma vida melhor para todos.


Muitas pessoas nesta pandemia têm reclamado da falta de relacionamento, você sentiu isso também? Você está pronto para se relacionar melhor, com seus amigos, familiares, líderes, liderados e clientes? Sua empresa mudou a forma de se relacionar? Você sentiu esta falta de humanização entre as pessoas, entre clientes e empresas? O que você tem feito para melhorar o relacionamento e humanizar suas tratativas?


Um Grande Abraço a Todos!


Vamos em Frente!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page