Buscar
  • Carlos Pires

A Importância de Medir o Impacto da sua Empresa!


Qual a diferença que o seu negócio faz no mundo e consecutivamente na vida das pessoas? Entre os diversos indicadores que a sua empresa acompanha e mensura, este indicador, está presente?


Medir o impacto que as empresas causam é algo muito comum em empresas que fazem trabalhos sociais, mas com o passar do tempo, e sem dúvida, a partir da pandemia, passou a ser fundamental também para as empresas nos seus diversos segmentos. Entender e saber o quanto o seu negócio faz diferença na vida das pessoas, é algo tão fundamental quanto qualquer outro indicador, classificado pela empresa como fundamental, aliás, acredito que este, possa ser o indicador principal para o crescimento, desenvolvimento e longevidade da sua empresa.


Entender o impacto e consecutivamente a diferença que o seu negócio causa na vida das pessoas não é algo de fórmula única, afinal, cada negócio tem seus objetivos e propósitos, isso muda de segmento para segmento, para isso, é fundamental conhecer e ter uma interação constante com seus fornecedores, colaboradores, processos e clientes.


Cada ação sua e/ou da sua empresa causa impactos, sejam eles, positivos ou negativos, sendo assim, é necessário mensurarmos esses impactos para sabermos o bem ou o mal que estamos causando e fazer mudanças significativas com um único objetivo, fazer o bem e melhorar a vida das pessoas dia a dia, desta forma, essa medição é algo constante e que não pode parar.


Quantos exemplos não acompanhamos principalmente desde o início desta pandemia, que ainda está entre nós? Para citar apenas um exemplo, que serve para ilustrar o quanto é importante o que estamos falando hoje. Na época que estávamos com praticamente tudo fechado, vi através das redes sociais, um anúncio de um restaurante que estava oferecendo aos clientes a compra de uma voucher para ser utilizado na reabertura do mesmo, e que esta era uma ação que visava não só a volta dos clientes no futuro, mas visava principalmente poder ajudar , os proprietários, os colaboradores e seus familiares, pois com isso, evitaria o fechamento do estabelecimento, que deixaria todos sem emprego e até sem ter o que comer. Vejam o quanto o impacto de uma atitude, que aparentemente seria algo simples, ou seja, comprar um voucher, faz diferença na vida de tantas pessoas.


Sendo assim, é necessária uma reflexão profunda e atitudes certeiras e impactantes que irão causar diferenças fundamentais, não só no sucesso da sua empresa e consecutivamente na vida dos seus colaboradores e família, além de fornecedores, mas também no impacto que irá causar na vida dos seus clientes e das suas famílias.


Embora algumas pessoas ainda relutem, a verdade é que descobrimos com tudo que passamos, um novo mundo, uma nova e correta forma de enxergar e viver a vida, onde fazer o melhor para si próprio e para o próximo, se mostrou algo fundamental para vivermos melhor e mais feliz. O respeito à natureza, a importância dos recursos naturais, de preservar as florestas e a água, diminuir a poluição, a preocupação com a educação, com a pobreza, com o racismo, a identidade de gênero, enfim, precisamos de pessoas e profissionais melhores no mundo, aqueles que de fato fazem e farão a diferença nas suas vidas e na vida das empresas e clientes, afinal, precisamos criar para nós mesmos e deixar para as próximas gerações, um mundo bem melhor, mais humano, onde predomine o respeito, a confiança, o amor, a compaixão, a empatia e o diálogo.


Sua empresa mede o impacto que ela causa na vida das pessoas? Você mede o impacto que você causa na vida das pessoas? Você já parou para pensar qual o impacto que você causa na vida de uma pessoa, quando você adquire um produto e/ou serviço dela ou da empresa dela? Quando você contrata ou demite uma pessoa, você tem a noção do impacto que isso causa na vida dela e de seus familiares? Você como colaborador, sabe o impacto que o seu trabalho causa na vida da empresa, dos clientes e na sua? Depois de tudo que falamos, você consegue me responder a pergunta que fizemos no início do nosso post? Qual a diferença que o seu negócio faz no mundo e consecutivamente na vida das pessoas? São perguntas que nos causam uma reflexão, e com isso, passamos a mensurar melhor nossas atitudes no impacto na vida das pessoas e da nossa, desta forma, entendemos onde e como devemos e precisamos melhorar.


Um Grande Abraço a Todos!


Vamos em Frente!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo