Buscar
  • Carlos Pires

Transformar Clientes e Colaboradores em Fãs


Em um momento onde o mercado de forma geral, busca se reinventar procurando inúmeras alternativas para continuar prosperando, ou até mesmo sobreviver, vamos trazer hoje para vocês outra mudança que sua empresa não só deve pensar em adotar, mas adotar o mais rápido possível.


Já falamos muito aqui sobre a experiência do cliente, dos colaboradores, da importância de ter o cliente surpreendido, de ter os colaboradores motivados, da importância de entregar não só o melhor produto e/ou serviço, preço, mas também um excelente e diferenciado atendimento, dos ambientes interno e externo serem diferenciados, mas agora vamos completar tudo isso, ou seja, transformar clientes e colaboradores em fãs.


Em 2017, realizei diversas palestras sobre este tema, ou seja, as empresas precisam mudar a postura, não ficarem satisfeitas em ter apenas clientes, mas fãs, porém, não devem esquecer a primeira regra, fãs precisam ser conquistados, tanto dentro, como fora da empresa. Vejam alguns exemplos de empresas que possuem fãs: a Disney. Já conversaram com algum fã desta empresa? A Disney apresenta não só para seus clientes, mas entrega também aos seus colaboradores experiências onde todos acabam se tornando fãs. Já conversaram com algum colaborador da Disney? Eles defendem sua empresa como um lugar mágico para se trabalhar, o mesmo é dito pelos fãs que visitam seus parques.


A Apple é outra empresa que arrasta pelo mundo uma legião de fãs, que jamais trocam seus aparelhos por outra marca, enfim, temos outras empresas que poderíamos citar, mas o intuito é mostrar a importância de ter fãs e não somente clientes, e essas duas são grandes exemplos.


Clientes trazem dinheiro para sua empresa, mas fãs, trazem mais do que isso, trazem seus corações, cliente normalmente vem atrás de descontos, fãs procuram performance, o preço passa a não ter a importância decisiva, clientes reclamam, mas os fãs também, porém, de forma construtiva, acreditando nas melhorias, pois erros podem acontecer, clientes se vão em algum momento, mas os fãs permanecem, pois andam juntos com a empresa, o mesmo vale para os colaboradores.


Mas afinal, como conquistar fãs? Fãs são conquistados com propósitos, ideias, paixão, inovação, criatividade, velocidade de solução, credibilidade, qualidade, relacionamento, transparência e ética. Outra situação para se pensar: devemos entregar um relacionamento diferenciado, ou seja, uma experiência de relacionamento, pois relacionamento é algo acima do atendimento.


O tema é complexo e nos levará a horas, dias e meses de conversa, pois a mudança é profunda, delicada, porém, apresentará resultados bem expressivos, pois este resultado é positivo para todos, e o melhor, o fã, seja ele colaborador ou cliente, se transformará no defensor número 1, da sua empresa, da sua marca, dos seus produtos e/ou serviços, além de tudo, você sabe que terá sempre os melhores colaboradores para aumentar cada vez mais sua legião de clientes fãs.


Você acredita que ter fãs traz mais resultados do que ter somente clientes? Você acredita que ter colaboradores fãs, faz com que a empresa crie um diferencial que a deixe no topo por um tempo considerável? Já imaginaram ter fãs internos e externos, que vibram com sua marca, com seus produtos e/ou serviços e que levam esta experiência única para todos ao seu redor? Qual o resultado desta mudança? Conseguem mensurar?


Um Grande Abraço a Todos!


Vamos em Frente!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo