top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarlos Pires

Uma Franquia de Sucesso


O segmento de franquias é algo que já há muito tempo vem crescendo em nosso país, porém, agora com este momento de pandemia, onde muitas pessoas perderam seus empregos e precisam voltar a ter sua renda, as franquias passam a ser um caminho de esperança para todos, sendo assim, vamos falar aqui hoje sobre alguns cuidados e algumas dicas para que você consiga ter uma franquia de sucesso.


A semana passada recebi um contato de uma amiga, que está passando por este momento de montar seu negócio através de uma franquia, conversamos sobre este tema, onde compartilhamos alguns procedimentos, ideias e cuidados, desta forma, a mesma sugeriu para que eu publicasse algo sobre este importante movimento de empreendedorismo no que tange as franquias, sendo assim, este será o nosso tema desta semana.


Você deve começar pela escolha do segmento, o ideal é buscar algo de alta rentabilidade e que você tenha identificação com este segmento, pois se você não se identifica com o negócio, será muito difícil chegar ao sucesso e a rentabilidade esperada. Quando falamos em alta rentabilidade, lembramos também de ter atenção com as franquias sazonais, pois esta demanda uma administração diferenciada, com promoções nos momentos de quedas, sendo necessário estoque maior e um planejamento financeiro bem minucioso.


Outro ponto fundamental é entender o funcionamento do sistema de franquias, saber como funciona a estrutura do negócio, quais são as regras, o que pode ser feito e o que não pode, pesquise sempre a empresa junto aos órgãos de SCPC, SERASA, analise sites de reclamações, verifique se existem problemas jurídicos, converse com franqueados que estão no negócio e com aqueles que já o deixou, isso é fundamental para entender o negócio a fundo, porque deu certo e porque não deu.


Você precisa ser um empreendedor com um alto desempenho, franquia não é só investir dinheiro e acreditar que tudo acontecerá automaticamente rumo ao sucesso, as atitudes do empreendedor colaboram muito para este sucesso, nada acontece sozinho. Você precisa se dedicar muito ao negócio, estar sempre presente, nada de deixar na mão de outras pessoas, você é o exemplo de liderança necessário, e sua presença e exemplos são fundamentais para isso. Franquia como toda a atividade que você decide ser o “dono”, precisa ter a sua presença sempre. Outro ponto importante, não misturar dinheiro próprio com dinheiro da empresa.


Investimentos em capacitação e atendimento são primordiais, não é porque você é o dono daquela franquia, que você não precisa mais se capacitar, muito pelo contrário, o mercado e o cliente mudam constantemente, e você precisa estar sempre atualizado para oferecer aos seus clientes sempre a melhor experiência. Isso vale também para os colaboradores, investimento de capacitação tanto referente ao produto e/ou serviço que vende, como também na importância de atender cada dia melhor, o cliente que for ao seu estabelecimento, telefonar, ou seja lá, qual for o meio de contato, deverá receber sempre a melhor experiência. Colaboradores bem preparados, motivados, que gostem de gente e que se preocupam sempre em oferecer o melhor de si, são também fundamentais para este sucesso, pois o sucesso precisa ser de todos, franquia, franqueado, colaboradores e clientes.


Gostou das dicas? Como você tem se comportado como franqueado? Você se sente preparado para entrar neste segmento de franquias? Você já percebeu que em boa parte das vezes, existem diferenças gritantes de um franqueado para outro?


Um Grande Abraço a Todos!


Vamos em Frente!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page