Buscar
  • Carlos Pires

Você Conhece o seu Colaborador?


Como sua empresa, através de seus líderes, fazem para conhecer a fundo os colaboradores, que ali trabalham? Será que de fato, eles têm feito algo para conhecê-los? Será que o que é feito, é o suficiente?


Temos ainda muitos líderes, que se comportam como chefes, e se isolam em suas salas e/ou se colocam distante da equipe, por acreditarem que manter a distância é fundamental para ser respeitado ou que para os colaboradores não confundam trabalho com amizade, sendo assim, também jamais almoçam com seus colaboradores.


Mas é exatamente ao contrário, o mundo mudou, as empresas mudaram, as pessoas mudaram, e a forma de se relacionar também mudou. Você já parou para pensar que tendo este tipo de atitude, ou seja, se isolar da equipe e estar presente somente no momento de passar um trabalho e/ou chamar a atenção, faz com que você como líder e a empresa, além do próprio colaborador e do cliente, percam muito com isso?


Existem muitas empresas que contratam novos colaboradores para executar um trabalho, porém, dentro da própria empresa tem colaboradores que executam este trabalho tão bem como, ou até melhor do que a pessoa que foi contratada, porém, como a empresa, através do seu líder, não conhece o colaborador que está ali ao seu lado, acabam causando para a empresa um custo desnecessário, além de desmotivar não só aquele colaborador que foi prejudicado, mas todos os outros que percebem que a empresa não os conhece, e com isso, jamais terão boas e novas oportunidades de crescerem e mostrarem o seu conhecimento.


Isso é apenas um exemplo do que ocorre, podemos ter algo ainda pior, como demitir um colaborador devido a uma redução de quadro na área, ou porque a área passou a não existir mais e etc., mas não sabiam que ele possuía habilidades e conhecimentos que seriam essenciais em outra área da empresa.


Sendo assim, é de fundamental importância que você como líder, esteja muito próximo aos seus liderados, que os conheça a fundo, converse, analise os currículos e seus históricos profissionais, acompanhe o dia a dia, o trabalho, seus resultados, entenda suas necessidades, suas expectativas, seus planos, desta forma, você não cometerá injustiças, a empresa não irá perder grandes pessoas e talentos, os clientes terão sempre o melhor atendimento no menor tempo, pois todos dentro da empresa estarão mais motivados, afinal, trabalham em um lugar onde seus líderes e outras áreas os conhecem de verdade, com isso, estarão tranquilos em saber que são valorizados e no momento certo serão reconhecidos.


Desta forma, vamos ver se você consegue nos responder algumas questões. Sua empresa conhece os colaboradores que tem? Os líderes conhecem a fundo seus liderados? Se hoje, surgir uma nova oportunidade na empresa, as pessoas sabem se alguém que ali trabalha, tem o perfil para assumir esta vaga?


Um Grande Abraço a Todos!


Vamos em Frente!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo