Buscar
  • Carlos Pires

Você Conhece o seu Perfil Profissional?


Independentemente do segmento da empresa que você trabalha, ou do cargo que você exerce, é fundamental que você conheça o seu perfil profissional. Saber quais são os seus pontos fortes e fracos, o que você gosta e tem facilidade de executar, entender e saber o que você tem que melhorar; tudo isso é fundamental para o seu sucesso profissional.


Para isso, é necessário que você sempre se faça algumas perguntas, como por exemplo: Tenho o perfil correto para este tipo de negócio? Você vai trabalhar com vendas, mas não tem o perfil de vendedor. Eu tenho o perfil adequado para exercer esta atividade? Se você tem um perfil mais técnico e com pouca paciência, não deve aceitar uma vaga para atendimento a clientes. Tenho paixão por este tipo de negócio? Se você não tem perfil para delegar, não terá sucesso em cargos de liderança, por exemplo.


É muito importante que você saiba quem você é. Por mais repetitivo que isso possa ser, é necessário que você saiba quem você é quanto profissional, pois é isso, que as empresas buscam nos profissionais de hoje.


Ao saber quais são seus pontos fortes, suas fraquezas, habilidades, dificuldades e outras características, você passa a entender e saber, o que esperar dos seus resultados e qual trajetória você deve seguir dali em diante; com isso, conseguirá trabalhar melhor e ter menos problemas pessoais, como o stress, por exemplo.


Isso tudo fica mais latente com a experiência, ou seja, no início de carreira, tudo ainda é muito novo, com isso, as vezes, aceitamos desafios que não fazem parte do nosso perfil, mas só o tempo vai mostrar isso. Nada melhor do que o dia a dia para nos trazer a experiência necessária para decidirmos o que está, e o que não está dentro do nosso perfil.


Principalmente nos dias de hoje, a grande parte das empresas está à procura de profissionais seguros, que saibam se adequar rapidamente às mudanças e que tragam lucro e resultados acima do esperado. Sendo assim, um dos grandes desafios dos profissionais de hoje, é ter um perfil adequado ao modelo de empresa que trabalha e ao cargo que exerce, sem que isso, deixe de lado quem você é.


Desta forma, passe a olhar mais para dentro de você, entenda seu perfil, suas características, seus pontos fortes e sua paixão, com isso, passe a se observar dentro do ambiente empresarial e faça as perguntas que mencionamos acima e mais algumas, como por exemplo: O que eu agrego na empresa? Do que eu mais reclamo? Tenho como corrigir isso? Faça uma autoanálise diária para encontrar todas as respostas.


Lembre-se também de algo muito importante: seus valores devem se fundir com os da empresa, pois só desta forma, você será capaz de dizer: esse é meu perfil, é nesta empresa que eu vou me desenvolver e crescer. Com isso, sua chance de sucesso é muito maior.


Você, alguma vez, já analisou seu perfil profissional? Você conhece o seu perfil profissional? Você acredita que conhecendo seu perfil profissional, suas chances de sucesso profissional e pessoal são bem maiores?


Um Grande Abraço a Todos!


Vamos em Frente!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo