top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarlos Pires

O Profissional de Atendimento


Embora sempre tenha sido uma função fundamental para todas as empresas, as mesmas não enxergavam isso, e até bem pouco tempo atrás, os profissionais de atendimento não eram valorizados, pior, a maior parte dos profissionais de atendimento não se valorizavam, pois achavam ser uma função, robótica, rotineira e que não levava ninguém ao crescimento.


Mas nada melhor que o tempo para nos mostrar o quanto estamos certos ou errados, e no caso dos profissionais de atendimento, o tempo nos mostrou que a esmagadora maioria estava errada, pois não existe empresa vencedora sem profissionais de atendimento diferenciados, qualificados e valorizados, pois o atendimento sempre foi, mas hoje, predomina como principal função dentro das empresas.


Para ser um profissional de atendimento, existe a necessidade de ter um perfil pessoal e profissional adequados a esta função, não pode ser qualquer um, não basta querer, é preciso amar viver esta profissão.


Falando do perfil pessoal, é fundamental ter uma excelente comunicação, ser educado, gentil, simpático, ter empatia, ou seja, por mais que você tenha pensamentos, atitudes e gostos diferentes dos clientes, é necessário que você se coloque no lugar dele, pense e sinta como ele, pois desta forma, você conseguirá não só responder de forma rápida e correta as suas dúvidas, mas também endereçar e solucionar os problemas no menor tempo possível. Ter equilíbrio emocional, também é algo primordial dentro do perfil pessoal, e acima de tudo, o ponto principal, GOSTAR DE GENTE.


Já quando falamos do perfil profissional, é fundamental entender dos produtos e/ou serviços que sua empresa comercializa, saber como funciona, seus diferenciais, saber apresentar ao cliente de forma correta, conhecer os processos. Neste perfil, entra a empresa, através da área de treinamento, pois é de sua responsabilidade capacitar o profissional de atendimento para que seu desempenho seja surpreendente e altamente positivo.


Hoje, os clientes não se contentam mais com um belo produto e/ou serviços e um ótimo atendimento, hoje os clientes tem uma expectativa bem maior, eles querem viver experiências não só positivas, mas diferenciadas e memoráveis, ou seja, algo que faça diferença na sua relação com a empresa, sendo assim, quem não valorizar seus profissionais de atendimento, não tiver os melhores dentro da sua empresa e não proporcionar um ambiente acolhedor e conhecimento, estará fadada ao fracasso em um curto espaço de tempo, pois esta função, passou a ser fundamental para todas as empresas que queiram não só crescer e se desenvolver no mercado, mas também prosperar.


Importante: este perfil de profissional de atendimento precisa estar no “DNA” de todos os colaboradores da empresa, não só da pessoa que atende diretamente o cliente, mas de todos, pois, todos precisam estar cientes do que é de fato criar experiências positivas aos clientes, e com isso, fazer a diferença na vida deles e consecutivamente na da sua empresa e na sua vida profissional.


Sua empresa valoriza a função do profissional de atendimento? Você profissional de atendimento, valoriza a sua função? Você profissional de atendimento, faz o melhor todos os dias? Você profissional de atendimento, ama o que faz? Você profissional de atendimento, gosta de gente e de resolver problemas? Se a sua resposta para alguma destas perguntas for não, atenção, você precisa mudar de função, ou de emprego.


Um Grande Abraço a Todos!


Vamos em Frente!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page